quarta-feira, 6 de outubro de 2010

[News Sony]F1 2010 PS3

Acordar no meio da madrugada para acompanhar um treino livre de Formula 1 é coisa do passado. Por que fazer isso quando está disponível "F1 2010", o novo jogo da Codemasters que praticamente coloca o jogador no grid de largada e dentro dos boxes? O interessante é que a empresa conseguiu fazer isso disfarçando um simulador de corridas com um espírito de experiência mais casual, quase arcade, e o resultado é justamente o esperado: emoção sem limites.

Assim que começa, o jogo coloca o usuário na frente de uma coletiva de imprensa, se apresentando para uma nova carreira no circo da Formula 1. Depois de preencher o nome, escolher a duração da carreira e a origem do piloto, o game faz uma apresentação dos menus, que são navegados pelo seu piloto com visão em primeira pessoa - bem similar ao apresentado em "Dirt 2". Dessa forma o jogador poderá navegar nos bastidores, ver as acomodações do piloto e como é a vida nos boxes.

É bom prestar atenção nessa introdução, pois muitos elementos não são intuitivos. Escolher uma corrida rápida, por exemplo, fica no menu Grand Prix e partir para a corrida é uma opção do menu Engineer. Deixando isso de lado, todo o resto é mais simples do que parece.

Simulação descomplicada

Antes do lançamento de "F1 2010" havia muitas dúvidas no ar. Seria este um jogo mais simples e direto ao ponto ou uma simulação séria e carrancuda, porém complicada? O resultado é nem um nem outro. Assim como outros jogos da Codemasters, o título consegue mesclar esses dois pontos sem deixar ninguém dos dois públicos desamparado.

Para tal, a empresa escolheu deixar na dificuldade o grau de simulação. Nos níveis Easy e Normal os danos causados por batidas não chegam a prejudicar muito a direção, tampouco é necessário ser um piloto experiente para chegar em primeiro lugar devido aos diversos assistentes de direção, como a frenagem automática e o controle de estabilidade. Além disso, o game conta com o sistema Flashback, introduzido em "Grid". Com ele, caso algum erro seja cometido, é possível voltar alguns segundos para retomar a direção e acertar o caminho.

Mas a história muda de figura quando as dificuldades mais elevadas são selecionadas. Nelas o jogador não tem acesso a nenhum dos recursos facilitadores, além de ter um cuidado especial para fazer ajustes no carro antes de cada competição. E ajustes é o que não falta: desde o giro do motor para troca de marchas até o grau de inclinação das asas.

Nas corridas não é diferente. Na pista existem os indicadores de traçado e frenagem, o que ajuda quem nunca encostou em um jogo do gênero - e até alguns veteranos. Mas isso não quer dizer que chegar em primeiro é fácil.

Para fazer as curvas é necessário seguir a regras de tangência e física, sem falar que é necessário prestar atenção na aceleração para conter o desgaste de pneus. Outros fatores como o clima, interferem profundamente na forma que o carro se comporta na pista. Para fazer as curvas nesses casos é necessário dosar a aceleração para o carro não sair girando, sem falar que a visibilidade é prejudicada ao ficar próximo a outro carro.

Durante as corridas é necessário ter atenção a tudo, como por exemplo, não fazer ultrapassagens durante a bandeira amarela (que indica que um acidente aconteceu na pista), tocar no carro adversário ou mesmo impedir a saída de um adversário dos boxes. Ou seja, o game é desafiador, não importando qual o grau de experiência do jogador e, no final das contas, é isso que realmente diverte em um jogo do gênero.

Bem amigos

A dinâmica das corridas segue o padrão da Formula 1, com treinos livres, classificatórios e a própria disputa em si. Nos dois primeiros casos, a participação não é obrigatória, entretanto, nessas fases o jogador é contemplado com objetivos que melhoram o desempenho do carro, como freios que respondem mais rápido, um novo motor de arranque e até um motor mais potente.


O início de cada corrida é sempre desafiador, seja para quem consegue fazer um bom tempo para largar na pole position. Quem sai atrás tem a dificuldade de não esbarrar em nenhum outro competidor, quem está à frente precisa se preocupar em não perder posições.
No final da corrida vem a satisfação por terminar a prova, seja na posição esperada pela equipe, seja ficando bem mais adiantado, no pódio - em outros casos, sempre existe a opção de começar novamente, mas com mais experiência de corrida. Pena que o game não tem a consagrada cena do estouro de champagne, mas nem tudo é perfeito.

Por falar em imperfeições, é preciso ser muito chato para reparar em certos descuidados da Codemasters. Dentro da pista tudo é muito bonito, com detalhes que somente quem esteve dentro de um traçado pode perceber. Existem alguns engasgos quando muitos carros estão na tela ou quando a chuva está muito forte. Também dá para perceber que alguns detalhes do cenário estão em baixa definição, como os prédios e casas que ficam nos arredores do autódromo de Interlagos. Mas ficar reparando nessas pequenas imperfeições é caçar pelo em ovo.

Tudo isso também vale para as disputas online, que aceitam até 12 jogadores, a exceção é que nessa modalidade não existem a parte de treino livre. O posicionamento dos carros é determinado pelo nível do jogador. O mais experiente sai atrás e quem ainda é novato tem a chance de não comer poeira logo na primeira curva.

O número de modalidades é bastante reduzido - apen
as c
orridas simples
ou com um numero de provas determinadas pelo host. As variações estão nas regras que são determinadas pelo jogador que cria a disputa. É possível escolher o número de voltas, se os assistentes estão disponíveis e se os carros podem ser danificados. A diferença entre jogar com humanos é notável, com erros e acertos que tornam a ainda mais emocionante - ou uma bagunça generalizada, como acontece em "Dirt 2".






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