terça-feira, 5 de outubro de 2010

[ANÁLISE] Kingdom Hearts: Birth by Sleep

No mundo dos games não existem muitas regras para continuações: as empresas costumam colocar um número diferente na frente do título, utilizar algumas mecânicas que deram certo e dizer que é uma sequência.

Há alguns poucos exemplos que fogem a essa regra e apresentam conexão entre si, como é o caso da série "Kingdom Hearts" e este "Kingdom Hearts: Birth by Sleep".

Chaves que abrem caminhos

A história de "Birth by Sleep" acontece antes do primeiro game, ou seja, cronologicamente a história da série começa por aqui. Antes de Sora, protagonista de "Kingdom Hearts" e "Kingdom Hearts II", se transformar em usuário da Keyblade, uma espécie de espada em forma de chave, outros personagens se mostraram aptos a carregar o equipamento: Ventus, Aqua e Terra. Após um teste para definir qual dos dois últimos seria o novo Mestre de Keyblade, Xehanort, outro portador da "chave", desaparece, dando início a uma nova jornada.


A história aqui conta com uma divisão de capítulos, que são focados em cada membro do trio de protagonistas. Essa é a primeira inovação do jogo, pois apesar de todos passarem pelos mesmos locais, cada um vive situações diferentes nos ambientes visitados, além de apresentarem características próprias: Terra, por exemplo, preza por força, enquanto Aqua é especialista no uso de magias. Ventus, por sua vez, é mais ágil e encontra equilíbrio entre todos os atributos.

Além de apresentarem estilos próprios e estratégias específicas (Aqua, por exemplo, precisa enfraquecer os inimigos com magias antes de se atirar numa aglomeração), cada um também conta com finalizações especiais e movimentos distintos chamados D-Link e Focus. Enquanto o primeiro faz com que o combatente utilize poderes de personagens encontrados durante o jogo, o outro é um ataque direto capaz de consumir boa parte da energia adversária. Ambos acabam oferecendo novas estratégias para os combates, que nem sempre se resumem a apertar o botão de ataque.

Outra novidade é que agora as magias não são adquiridas apenas em lojas: há um novo sistema chamado Meld, que permite a criação de novos movimentos especiais. Combiná-los com determinados itens rende bônus em algumas características do guerreiro, como defesa e a facilidade de adquirir itens que os inimigos derrubam sem se aproximar tanto deles.

Para todos

Ao contrário do que muitos imaginam, "Kingdom Hearts: Birth by Sleep" não é um jogo voltado especialmente para os que já conhecem um pouco da série, como aconteceu com "Kingdom Hearts: 358/2 Days", para Nintendo DS. Claro, quem já viu algo em outros games certamente vai encontrar um gancho ou outro, mas começar por esse é seguir a seqüência certa dos acontecimentos, que serão amarrados ao conferir os outros títulos já disponíveis.

Se por um lado "Birth by Sleep" impressiona por apresentar gráficos e diálogos bem trabalhados (os personagens da Disney são dublados, em inglês, pelos atores que emprestam suas vozes às animações oficiais), um pequeno problema acaba atrapalhando a diversão: a câmera, algo recorrente em outros games da série e que certamente irrita quando se tenta um pulo para um determinado ponto ou durante a batalha.

Novos heróis em uma aventura inédita

Por falar em batalhas, em alguns momentos elas apresentam quedas de quadros, o que frustra principalmente quando ela ocorre em um momento tenso da luta e coloca tudo por água abaixo. O pior é que vez ou outra isso pode acontecer quando se está diante de um chefe no caso de alguns mais desafortunados, já que é um problema aleatório.

Mesmo com esses contras, "Kingdom Hearts: Birth by Sleep" apresenta pontos capazes de atrair a atenção dos fãs de RPG e daqueles que já acompanham a série há tempos. Somado a tudo isso, há ainda um modo multiplayer, bem como a opção de evoluir nas arenas especiais de Mirage Arena, uma área que ainda apresenta minigames e games de tabuleiro que ajudam a melhorar as técnicas. Opções não faltam, pois há até um álbum para adesivos encontrados pelos planetas do jogo - e, claro, coletá-los rende prêmios.

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