sábado, 16 de outubro de 2010

[Análise]Cladun Thi is an RPG


Ao longo dos últimos anos, temos visto empresas de “nostalgia” lançar jogos baseados no antigo 16 bits, com gráficos na tentativa de ser "retrô". Os primeiros a tentarem alegrar o público “old schoool” ou a Bandai Nanco Games e a XSEED, agora é a vez da Nippon Ichi, com Cladun: This is an RPG!. Embora o jogo parece definitivamente um retrô, quando você jogar, logo percebe que este é um motor que nunca poderia ter arrancado na época de Dragon Quest e de Wall Street Kid
1 – História
O mundo da Cladun é realmente o mundo de Arcanus Cella. Arcanus Cella é uma dimensão de bolso conectado a todas as realidades criadas por uma poderosa feiticeira chamada Despina. Apesar do fato de Despina ter criado Arcanus Cella para que ela pudesse ser uma hermita, .. lunáticos e caçadores de fortuna tentam manter seu rumo no mundo de Cladun e levar uma vida normalmente. Parece que Arcanus Cella é a terra onde você pode encontrar os desejos do seu coração, enquanto você está parcialmente louco e com vontade de percorrer de
zenas de cavernas para finalmente obter seus desejos.

Você começa o jogo com apenas dois personagens - Souma e Pudim. Sim, esses são seus nomes. Todos os calabouços que você vencer, você ganha um pouco do segmento da estranha história que é bastante leve no desenvolvimento do caráter, ou qualquer substância real, como eles são feitos para serem trechos mais engraçados e bizarros que qualquer outra coisa. Você pode ver um dos dois finais para qualquer personagem jogável em qualquer momento, atravessando a saída, mas o final é o "mau". Para chegar a um “bom” final para cada personagem, você terá que derrotar o chefe final. Inicialmente, apenas Despina como final boss pode ser acessado, mas se você continuar jogando, você será capaz de acessar todos os outros.

Não há realmente muita história em Cladun. Os personagens são muitos bidim
ensionais. O jogo é 95% action RPG e 5% lhe dá um pouco de exposição de caráter que você deseja continuar jogando. Se você gosta de RPGs a trama pesada, então você provavelmente vai se decepcionar aqui, especialmente porque você vai ter que limpar várias etapas antes que você comece toda a história e mesmo assim é breve e bem ... estranho. Definitivamente não é para todos, mas tem o costume da Nippon Ichi dar esses sentidos humorísticos em seus jogos.

2 – Gráficos
Ok, pessoalmente, eu gosto do visual old do jogo, me lembra jogatinhas de Chrono Trigger, mas desde que esta categoria de jogos tem sido baseado na capacidade do sistema, não posso negar que Caldun realmente não faz muito graficamente. Era para parecer um jo
go oscilando à época NES/SNES, mas Cladun ainda vai perder um monte de jogadores devido à sua aparência. Infelizmente vivemos em uma época em que uma
grande fatia da população os gráficos dos jogos do que o sua própria história
O que você está recebendo está em Cladun são figuras sprite que teria sido considerado aceitável nos anos 80, tanto quanto os gráficos foram. Monstros são bastante inexpressivo e quase todos eles são apenas diferentes por suas versões coloridas, ao menos que seja um chefe. Então prepare-se para um monte de catmen, aranhas e lagartos em cada sombra que você pode pensar.

Resumindo, não há como negar que para o mundo dos jogos (graficamente falando) de 2010, Cladun é um jogo feio. Mas os old gamers, sem dúvida, vão apreciar a chamada “de volta à sua juventude”.

3 – Trilha Sonora
Cladun lhe dá uma opção de ouvir músicas de estilo old MIDI, ou uma partitura orquestral. Por mais tentador que seja jogar com os midis, eu particularmente escolhi a orquestra. A trilha sonora é excelente e cada faixa definitivamente fica na sua cabeça. Você notará algumas faixas com um estilo indefinido (irlandês ~ escocês), que foi muito bom. Algumas das trilhas sonoras, dentre eles Music Pub, foram compostas séculos atrás o que se encaix
a muito bem no jogo. A trilha sonora é MUITO boa.

Não há vozes no jogo, mas, novamente da um ar de jogos antigos ao jogo. Realmente não precisa de vozes, a música carrega o jogo por si só. Os efeitos sonoros são ... ok, não há muita variedade para eles. As coisas explodem, barulhos de moedas e magias fazem quase o mesmo barulho quando você lançá-los. Como a ação é tão frenética, o seu maior problema provavelmente será em acertar, pelos efeitos, o que é uma espada e o que é um machado. Você tem uma variedade de efeitos especiais para destacar o tipo de terreno onde se encontra, e isso é realmente necessário.
Então, se você é um audiófilo, eu posso definitivamente recomendar Cladun c
om base em sua trilha sonora moderna sozinho. É também impressionante ver a opção MIDI para aqueles que querem a experiência completa no modo retrô.

4 – Controles e Jogatinas
Na maioria das partes, Cladun é um action RPG com um segmento opcional “roguelike” conhecido como Geon-Ran (Random Dungeons). Suas masmorras aleatórias não conduzem a história, e com isso quero dizer, você tem que jogar com dois ou três para ficar um pouco ligeiro na história que gira em torno de uma máscara, entregue nas mãos da feitic
eira, Despina. Todos nós sabemos que em qualquer lugar nas dungeons tem alguém te observando e com isso Cladun segue a típica morte “Hack and Slash”. O seu “You die” ou “You're dead” é bem moderno para um jogo retrô, o que da um aspecto fail.
Qualquer personagem, exceto para Crosstine o gatinho, pode ser seu personagem principal. Há cinco classes: Warrior, Dragoon, Merchant, Wizard e The Guardian. Todos os personagens são apresentados antes de começar. Por exemplo, eu fiz um Laharl Dragoon (alta no ataque, com pouca defesa) e Optimus Prime um Guardião (Cleric com a defesa alta). A qualquer momento após o nível dez, você pode mudar a sua classe, mas também redefine seu nível para 1. Agora, ao fazer isso, você tem bonus para o seu personagem para que eles sejam dramaticamente mais poderoso do que um personagem regular o nível 1.

Quanto mais você esperar para mudar de classe (nível máximo é 99), mais de u
m bônus de start o personagem ganha. Achei que a melhor combinação global é uma Guardian / Dragoon como você vai ter acesso ao ex-SP elevada (Magic Points), feitiços de defesa e status de defesa e ofensa insanamente alta. Seu personagem também mantém habilidades, feitiços e círculos mágicos que aprenderam com sua classe. Tudo que posso dizer é que um Dragão que tenha magias de resistência de um Guardião, pode ser considerado o m
ais forte do jogo, hehe.
Agora você deve estar se perguntando: o que todos os personagens estão fazendo enquanto você estiver usando alguma outra pessoa como seu aventureiro ? Bem, na verdade, alguns ou todos serão aventuras com o seu personagem através do Círculo Mágico. Agora, um círculo mágico é um pouco difícil de explicar. Basicamente, como níveis de personagem para cima, ele ganha padrões de mística que você pode conectar seus outros personagens. Uma vez dentro desse padrão, os personagens secundários atuam como uma espécie de escudo psíquico para o seu aventureiro. Quando o personagem principal é atingido, um personagem do círculo mágico perde pontos de vida em seu lugar. Somente quando todos os personagens em seu círculo mágico perdem pontos de vida que o seu personagem principal de começar a tomar dano. Personagens no círculo mágico também pode usar o seu "Mana". Mana permite que você adicione artefatos para o seu personagem secundário. Artefatos vêm em uma vasta lista de habilidades. Você tem que usar ataques que usam defesa, que aumentam a sua porcentagem de acerto crítico, que aumentam sua velocidade de caminhada e alguns pontos que aumentam o seu o ataque do seu personagem secundário, para que possam atuar como um escudo para você. O problema é que os artefatos podem ser anexados a um personagem secundário, que são determinados pelo círculo mágico que você usa.

Então, um personagem pode acabar em um lugar onde só pode equipar artefatos que aumentam os pontos de vida ou de SP, enquanto outro personagem pode estar em um local que só aumenta acertos críticos ou velocidade. Com mais de 100 círculos mágicos para ganhar, não há uma quantidade ao certo de uma personalização. Com o Guardião final você pode equipar uma tonelada de artefatos, você pode ter oito personagens diferentes no seu círculo mágico além de seu personagem principal e oferecer três diferentes bônus (MANA x2) permitindo que você realmente seja poderoso.

Uma última palavra sobre o círculo mágico contra personagens principais. Todos os pontos ganhos de experiência ao final de um dungeon (ou metade do seu XP ganhou, se você morresse na dungeom) ficam no círculo. No entanto, se você subir de nível como o aventureiro, você vai ganhar status que melhoram sua estatura como um personagem círculo mágico, como Mana.
Devido à profundidade do processo de círculo mágico, os jogadores de mesa (estatísticas e pessoas que gostam de personalizar personagens) ficarão perplexos com o andar de Cladun. O círculo mágico é muito divertido e é uma ótima idéia através da placa.

Então, sim, quando você estiver numa dungeon use o botão X para atacar monstros de calabouços inocentes.

5 - Finais alternativos e Fama Points
Não são apenas os oito caracteres que você pode ver nos dois finais diferentes , mas você pode fazer inúmeros novos personagens de sua preferência, e até mesmo escolher o chefe final e um final para eles também. Você também pode inserir um Correu Geon, que é de 99 níveis de profundidade, e você tem a opção de modo multiplayer onde você pode viajar com até três amigos em um ou outro jogo versus ou cooperativo.

Se isso não for suficiente, você pode reproduzir masmorras da velha história, na tentativa de obter fama Points. Fama Pointss são ganhos ao derrotar o prazo fixado nas dungeons. Quanto melhor você bater o tempo, mais pontos de Fama, você aprende. Ganham o suficiente e você terá itens de bônus como uma Funcionários Prinny menos 50 pontos. É apenas uma outra maneira que você pode continuar jogando Cladun até ter ficado forte.

Com personagens ilimitado para fazer (bem ilimitado, em teoria, o cartão de memória vai ficar sem espaço ...), e uma tonelada de opções diferentes, você pode continuar jogando Cladun mais tempo do que um monte de outros RPGs, independentemente do subgênero.

6 - Balanço
Umas das coisas mais legais sobre Cladun é que apesar de cada dungeon ser consideravelmente pequenas (de 30 segundos a 5 minutos por nível), muitas níveis são apenas quebra-cabeças em que se sejam dungeon crawls. Algumas dungeons requerem um poder específico para poder passar, enquanto outras são muito mais fáceis. Por exemplo, tem uma fase que é totalmente feita de gelo com um monte de lasers atirando constantemente gelo mágico. Use um guardião com a magia de resistência para gelo e você poderá apenas sair correndo desta fase com impunidade... ou até a sua magia durar. Com qualquer outra classe, esta fase tem uma dificuldade insana. Vire-se, em seguida, para uma luta com o boss aonde você pode precisar de um ataque de gelo ou fogo. Bem o guardião não vai aprender eles, então você vai poder pegar qualquer caminho para o final da dungeon e ver que você estará bem ferrado. É fascinante ver como o Cladun pode sempre lhe oferecer um desafio.
Eu também amo como você tem que decidir aonde quer que o personagem esteja quando ele subir de nível e também como ele sobe. Isto acrescenta bastante todo um novo nível de estratégia para o jogo.

7 – Originalidade
Agora action RPGs são geralmente um centavo de uma dúzia, mas não existem muitos títulos para o PSP. Como assim, não definitivamente não existe nenhuma com um sistema de personalização tão profundo. O enredo é bem por aí também e os personagens podem ser superficiais e subdesenvolvidos, mas com certeza eles se destacam devido a peculiaridades de sua personalidade e estranheza no apartamento do enredo.
Cladun é certamente um jogo que se destaca. Não reinventaram o gênero de um action RPG, mas eles definitivamente transformaram o gênero em sua cabeça e traz uma grande inovação.

8 – Outros, diversos e etc.
Embora Cladun é graficamente inexpressivo, quando tudo estiver dito e feito, é difícil acreditar que este é um título de orçamento quando as coisas como Retro Game Challenge tinha um preço total sobre ele. Você terá mais tempo de jogar fora de jogo que a maioria dos actions RPGs e outras opções de personalização são, indiscutivelmente, o mais profundo deste género já visto. Como bem se você ir para o site oficial do jogo, você pode resolver alguns enigmas para ganhar seis caracteres do Disgaea (tal como Prinny e outros) para o seu jogo.
No geral, posso recomendar vivamente Cladun. É barato, é profunda, é mais do que a maioria dos RPGs preço cheio e é muito divertido.


Créditos ao Anderson que postou originalmente na PSP Brasil RELOAD


Nenhum comentário: