Músico formado, a história de Ohga na Sony se iniciou de maneira inusitada. Fã de Bethoven, Ohga enviou uma carta à Sony reclamando da baixa qualidade dos gravadores de fita cassete da empresa nipônica. Surpreendentemente, a Sony o ofereceu um emprego.
Desde então, Ohga reuniu seus esforços para melhorar a qualidade desses produtos sonoros, até que, após a criação do CD, o executivo viu no formato o potencial necessário para se popularizar como uma mídia comercialmente viável, fato que pode considera-lo como o "pai" do Compact Disc.
Nos games, Ohga esteve envolvido na negociação para criar um leitor de CDs pra o Super NES, mas após a desistência da Nintendo, Ohga iniciou a criação da Sony Computer Entertainment, que, mesmo contra diversas opiniões contrárias de executivos da empresa, lançou em 1994 o PlayStation, primeiro console da produtora e responsável pela entrada da marca no mercado de games.
Em nota oficial, o atual presidente da Sony Howard Stringer lamenta a perda enaltecendo a visão de pioneirismo de Ogha, que esteve em seu posto entre 1989 e 1995. "Não é exagero atribuir à visão de Ohga-San toda a evolução da Sony e seus produtos de áudio e vídeo, filmes e games, além da liderança mundial no mercado de entretenimento".
Fonte: Uol Jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário