Após ser convidada pelo senado norte-americano para prestar esclarecimentos sobre os ataques à PlayStation Network e se recusar, a Sony, por meio de seu presidente Kaz Hirai, respondeu à carta enviada pela senadora Mary Bono Mack.
Em um documento de seis páginas, Hirai explicou que a Sony foi vítima de um ataque planejado, profissional e sofisticado, além de terem descoberto que os invasores deixaram um arquivo em um dos servidores da Sony Online Entertainment com as palavras "Nós somos a Legião" - provavelmente o grupo por trás da ação.
O executivo ainda comentou, na página quatro do documento, que "o time [da Sony] ficou até a meia-noite do dia 22 para completar o backup de nove dos dez servidores que aparentemente estavam comprometidos. Na noite do dia 21 de abril, a equipe de investigação pode confirmar que invasores usaram técnicas sofisticadas e agressivas para obter acesso sem autorização, esconder-se dos administradores do sistema e expandir seus privilégios nos servidores".
Contrariando algumas informações dadas por usuários da PlayStation Network, o presidente da Sony disse que, até hoje, nenhuma das grandes companhias de cartão de crédito reportou alguma transação fraudulenta que aparentemente esteja ligada ao ataque.
Após esse problema a Sony se comprometeu a tomar algumas medidas, como agir com cuidado e cautela, se responsabilizar por suas obrigações para com os consumidores e trabalhar ao lado de autoridades da lei.
O executivo também disse que levou algum tempo para que a Sony conseguisse o apoio do FBI no caso, o que só foi possível após uma reunião realizada no dia 27 de abril para que fossem repassados todos os detalhes relacionados ao ocorrido.
Queda da PSN e vazamento de dados
A PlayStation Network está com seus serviços offline em todo o mundo desde o dia 21 de abril, o que impossibilita que os jogadores utilizem os modos online de seus games, além de não conseguirem rodar games que usam autenticação online, casos de "Bionic Commando Rearmed 2" e "Final Fight: Double Impact". Outros problemas incluem também a falha na sincronização de troféus e acesso à loja PlayStation Store.
Depois de muita especulação sobre o vazamento de dados dos cartões de crédito dos usuários da PlayStation Network terem vazado ou não, Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment Inc, declarou que 10 milhões de contas da rede tinham dados de cartões de crédito e que, mesmo não havendo provas, estes dados podem ter caído nas mãos de cibercriminosos.
A empresa prometeu que a rede volta a funcionar ainda nesta semana e que vai conceder a todos os usuários um mês de acesso à PlayStation Plus.
Fonte: Uol Jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário